A Estatística, Métricas, Vaidade e Resultado

Uma das minhas leituras mais interessantes desse ano foi “Como Mentir Com Estatística”, do Americano Darrel Huff.

Esse livro foi publicado, acredite se quiser, em 1954, mesmo assim, possui uma temática muito atual e extremamente relevante:

“Devemos ter cuidado com certos dados estatísticos, pois, muitas vezes, são utilizados como forma de esconder dados ou simplesmente para confirmar opiniões prévias”

Que ver um exemplo prático disso?

Você já deve ter visto alguma propaganda de Creme Dental que diz orgulhosa:

“9 EM CADA 10 DENSTISTAS RECOMENDAM NOSSA MARCA”

O problema dessa afirmação é que não sabemos qual a base amostral do número de dentistas, ou seja, uma base de milhares de cientistas, podemos selecionar apenas 10 que possuem uma opinião congruente e dizer que essa é a nossa amostra.

REDES SOCIAIS E O VIÉS DE CONFIRMAÇÃO

Quem conhece o universo das Redes Sociais sabe que o modelo de negócio dessas empresas facilita, e muito, o trabalho dos Pinóquios estatísticos.

O viés confirmatório ou de tendência de confirmação, é a ação de se lembrar, interpretar ou pesquisar por informações de maneira a confirmar crenças ou hipóteses iniciais.

Faz parte da dinâmica do nosso cérebro: buscamos informações que confirmem o que já acreditamos.

Conforme damos uma curtida em determinado tipo de conteúdo, os algoritmos das Redes Sociais passam a lhe mostrar apenas esse tipo de informação, sempre dando base para sua opinião já formada.

Dessa maneira, o processo de formação da conclusão sobre um assunto se torna invertido: ao invés de buscar informações que permitam chegar a uma definição, já temos uma conclusão preconcebida e, então, vamos buscar informações que sirvam de respaldo ao que concluímos.

Com isso, tendemos a ignorar ou não dar tanta importância às informações que apontam para uma conclusão contrária.

AS MÉTRICAS E AS ESTÁTISTICAS DE VAÍDADE

Se os algoritmos dificultam a vida dos usuários comum nas Redes Sociais, empresas também precisam, constantemente, analisar suas métricas e fugir das métricas de estatísticas de vaidade.

Um exemplo prático disso são aquelas que compram seguidores para inflar seus números de redes sociais, algo que até hoje nunca entendi bem o objetivo.

Qual a utilidade de uma empresa ostentar milhares de seguidores no Instagram e não conseguir qualquer resultado a partir disso?

Se você está avaliando o resultado da sua página exclusivamente a partir do número de seguidores ou volume de curtidas, sinto lhe dizer que o caminho das estatísticas de vaidade.

Não estou dizendo que você deve ignorar essas métricas, apenas que elas não devem ditar a saúde das redes sociais do seu negócio.

Lembre-se: Métricas de vaidade são todas aquelas que não te ajudam a tomar decisões de negócios mais acertadas.

Quais são as métricas que eu deveria avaliar para meu negócio?

Lembre-se que a avaliação das estatísticas precisa passar pelo modelo de negócio da sua empresa, seus objetivos e tipo de público-alvo, no entanto, algumas métricas são excelentes maneiras de avaliar resultados em qualquer tipo de negócio:

  • TAXA DE CONVERSÃO:

É a porcentagem entre o número de visitantes das suas páginas de conversão e o número de pessoas que de fato converte.

Uma conversão pode ser o preenchimento de um formulário, mensagem no WhatsApp, um cadastro de para Newsletter, a finalização de um compra, ou mesmo um upgrade de plano.

Tudo depende do que você espera como ação do seu visitante.

Falando em estatísticas, essa é a taxa mais importante para 10 entre 10 empresas! Afinal, toda empresa investe em Marketing Buscando um resultado específico e a taxa de conversão mede justamente o resultado desse objetivo.

  • CUSTO DA AQUISIÇÃO DE CLIENTES (CAC)

Além de avaliar o seu resultado, você precisa medir qual o custo para atingir o resultado esperado, a métrica do CAC possibilita entender a saúde financeira da sua empresa e os resultados dos investimentos em Marketing nas Redes Sociais.

Em geral, o CAC é calculado através da soma dos investimentos dividido pela quantidade de clientes conquistados no mesmo período de tempo.

Assim, é possível chegar ao valor médio investido para conquistar cada um desses clientes para a sua marca.

Através do acompanhamento dessa métrica pode ser feita a tomada de decisões, assim como definir com base em dados a distribuição de investimento em ações que trazem resultados mais efetivos.

  • ENGAJAMENTO

O engajamento é a métrica que mede o envolvimento do público com a sua publicação, levando em consideração os números de curtidas, comentários e compartilhamentos.

Dê que adianta produzir um conteúdo se as pessoas não estão interagindo com ele, não é verdade?

Essa métrica é importante para ações de branding, onde a imagem que a marca transmite ao público é o maior objetivo.

Porém, lembre-se que analisar o engajamento de forma isolada te dá noções apenas de quantidade, para compreender melhor a qualidade das interações você precisa ficar de olho nas métricas anteriores que focam nos resultados.

E agora?

Agora que você conhece as métricas essenciais, que tal começar a avaliar corretamente os resultados da sua empresa no Digital?

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