No cenário desafiador do marketing industrial, entender e mapear a jornada do cliente é uma tarefa fundamental para o sucesso de qualquer estratégia.
No texto de hoje vamos mergulhar nos caminhos do cliente industrial, desde o seu início até a conversão.
Desvendaremos cada etapa desse percurso e ofereceremos insights através dos cases da Agência Nomadz para os clientes que atendemos nesse segmento.
- Reconhecimento das Necessidades
O estágio inicial da jornada se inicia quando um cliente identifica uma necessidade ou desafio específico em sua operação.
Isso pode acontecer por uma série de motivos, seja a necessidade de otimização de processo, atualização tecnológica ou conformidade regulatória.
Avalie como sua indústria pode despertar essa necessidade para o potencial cliente.
Um exemplo aqui na Nomadz é um cliente de Inspeções, o público desse segmento precisa atender uma conformidade regulatória (NR-13), por isso, criamos informativos técnicos enviados para demonstrar a importância da norma para a indústria. - Pesquisa e Descoberta Informada
Após o reconhecimento do problema, os clientes embarcam em uma fase de pesquisa intensiva.
Nessa etapa, eles costumam explorar uma variedade de fontes, desde sites especializados e fóruns industriais até redes sociais voltadas para o setor.
Aqui, a sua indústria pode se destacar fornecendo conteúdo educativo de alta qualidade, como White Papers, estudos de caso e artigos informativos, posicionando-se como uma fonte confiável de informações relevantes.
Para nossos clientes, a indicação nessa etapa é a construção de um blog e canal informativo no Youtube, sempre com o intuito mais técnico. - Avaliação de Soluções Possíveis
Com informações que precisam em mãos, os clientes passam para a fase de avaliação das diferentes soluções disponíveis.
Neste ponto, eles comparam as opções oferecidas por diversos fornecedores.
Lembre-se que a sua indústria deve trabalhar para destacar as vantagens exclusivas dos seus produtos, destacando os diferenciais competitivos que os tornam a escolha preferencial.
Vale a divulgação de cases e apresentação de depoimentos, pontos que fortalecem e aumentam a confiança do potencial cliente. - Construção de Relacionamentos Confiáveis
A tomada de decisão em ambientes industriais é fortemente influenciada por relacionamentos confiáveis.
Clientes geralmente valorizam a estabilidade, suporte e comprometimento de longo prazo.
A sua indústria pode auxiliar nesse aspecto, ajudando seus clientes com um atendimento diferenciado e técnico. Esteja presente e seja rápido no atendimento inicial.
Demonstre que você é a melhor opção para esse potencial cliente, mantenha seus canais de contato atualizado, responda rapidamente e seja o mais prático possível. - Tomada de Decisão Informada
A decisão final de compra é um marco crítico na jornada do cliente.
Os clientes industriais esperam informações detalhadas e precisas sobre produtos ou serviços, bem como um processo de compra transparente.
A sua indústria deve garantir que o conteúdo e as informações disponíveis sejam completos, ajudando a dissipar quaisquer dúvidas e incertezas.
O ponto em que trabalhamos com nossos clientes do segmento está no desenvolvimento de manuais e estruturas de conteúdos técnicas no site dos nossos clientes. - Pós-Compra: Cimentando Relacionamentos Duradouros
A aquisição não encerra a jornada. Pelo contrário, abre as portas para o fortalecimento de relacionamentos duradouros.
A sua indústria pode implementar estratégias pós-compra. Para alguns clientes, oferecemos o suporte com treinamento personalizado para um suporte técnico ágil e conteúdo contínuo, para manter os clientes industriais satisfeitos e engajados.
CONCLUSÃO
A jornada do cliente é um caminho complexo, repleto de nuances e particularidades que exigem uma abordagem estratégica e voltada para cada público-alvo.
A Agência Nomadz tem o potencial de se destacar sua empresa nesse cenário e ajudar sua empresa a compreender profundamente as necessidades e desafios únicos de cada cliente.
Conheça mais alguns dos cases que temos em nosso portfólio.