A Jornada do Cliente: Decifrando um Processo Complexo para o Sucesso de uma indústria

No cenário desafiador do marketing industrial, entender e mapear a jornada do cliente é uma tarefa fundamental para o sucesso de qualquer estratégia.


No texto de hoje vamos mergulhar nos caminhos do cliente industrial, desde o seu início até a conversão.
Desvendaremos cada etapa desse percurso e ofereceremos insights através dos cases da Agência Nomadz para os clientes que atendemos nesse segmento.


  1. Reconhecimento das Necessidades
    O estágio inicial da jornada se inicia quando um cliente identifica uma necessidade ou desafio específico em sua operação.
    Isso pode acontecer por uma série de motivos, seja a necessidade de otimização de processo, atualização tecnológica ou conformidade regulatória.
    Avalie como sua indústria pode despertar essa necessidade para o potencial cliente.
    Um exemplo aqui na Nomadz é um cliente de Inspeções, o público desse segmento precisa atender uma conformidade regulatória (NR-13), por isso, criamos informativos técnicos enviados para demonstrar a importância da norma para a indústria.
  2. Pesquisa e Descoberta Informada
    Após o reconhecimento do problema, os clientes embarcam em uma fase de pesquisa intensiva.
    Nessa etapa, eles costumam explorar uma variedade de fontes, desde sites especializados e fóruns industriais até redes sociais voltadas para o setor.
    Aqui, a sua indústria pode se destacar fornecendo conteúdo educativo de alta qualidade, como White Papers, estudos de caso e artigos informativos, posicionando-se como uma fonte confiável de informações relevantes.
    Para nossos clientes, a indicação nessa etapa é a construção de um blog e canal informativo no Youtube, sempre com o intuito mais técnico.
  3. Avaliação de Soluções Possíveis
    Com informações que precisam em mãos, os clientes passam para a fase de avaliação das diferentes soluções disponíveis.
    Neste ponto, eles comparam as opções oferecidas por diversos fornecedores.
    Lembre-se que a sua indústria deve trabalhar para destacar as vantagens exclusivas dos seus produtos, destacando os diferenciais competitivos que os tornam a escolha preferencial.
    Vale a divulgação de cases e apresentação de depoimentos, pontos que fortalecem e aumentam a confiança do potencial cliente.
  4. Construção de Relacionamentos Confiáveis
    A tomada de decisão em ambientes industriais é fortemente influenciada por relacionamentos confiáveis.
    Clientes geralmente valorizam a estabilidade, suporte e comprometimento de longo prazo.
    A sua indústria pode auxiliar nesse aspecto, ajudando seus clientes com um atendimento diferenciado e técnico. Esteja presente e seja rápido no atendimento inicial.
    Demonstre que você é a melhor opção para esse potencial cliente, mantenha seus canais de contato atualizado, responda rapidamente e seja o mais prático possível.
  5. Tomada de Decisão Informada
    A decisão final de compra é um marco crítico na jornada do cliente.
    Os clientes industriais esperam informações detalhadas e precisas sobre produtos ou serviços, bem como um processo de compra transparente.
    A sua indústria deve garantir que o conteúdo e as informações disponíveis sejam completos, ajudando a dissipar quaisquer dúvidas e incertezas.
    O ponto em que trabalhamos com nossos clientes do segmento está no desenvolvimento de manuais e estruturas de conteúdos técnicas no site dos nossos clientes.
  6. Pós-Compra: Cimentando Relacionamentos Duradouros
    A aquisição não encerra a jornada. Pelo contrário, abre as portas para o fortalecimento de relacionamentos duradouros.
    A sua indústria pode implementar estratégias pós-compra. Para alguns clientes, oferecemos o suporte com treinamento personalizado para um suporte técnico ágil e conteúdo contínuo, para manter os clientes industriais satisfeitos e engajados.

CONCLUSÃO
A jornada do cliente é um caminho complexo, repleto de nuances e particularidades que exigem uma abordagem estratégica e voltada para cada público-alvo.
A Agência Nomadz tem o potencial de se destacar sua empresa nesse cenário e ajudar sua empresa a compreender profundamente as necessidades e desafios únicos de cada cliente.
Conheça mais alguns dos cases que temos em nosso portfólio.

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