E-mail Marketing – Essa é a estratégia Digital adequada para o Seu Negócio?

E-mail marketing é a estratégia de envio de e-mails para uma lista de contatos com objetivo de estabelecer uma comunicação com cada destinatário e cumprir determinados objetivos de marketing. Geralmente o disparo é realizado por meio de ferramentas de automação.

Essa é uma técnica que possui grande flexibilidade e você pode utilizá-la como bem quiser. As mensagens não têm limite de caracteres, podem conter links, imagens e até GIFs e podem ter o layout que você preferir para a sua marca.

Considerando que a principal vantagem do E-mail marketing está na criatividade, confira abaixo 7 ideias criativas para utilizar na sua estratégia:

4 Vantagens do E-mail Marketing para o seu negócio:
  1. ROI: De acordo com a Hubspot, para cada US$ 1 investido, o e-mail pode gerar US$38⠀
  2. DIVERSAS FINALIDADES: É uma estratégia versátil, pode ser enviado para leads ou consumidores nas diferentes etapas da jornada.
  3. JORNADAS AUTOMATIZADAS: As segmentações, de acordo com o perfil ou comportamento, tornam a mensagem muito mais atrativa e eficaz para quem receberá o e-mail.
  4. MENSURÁVEL: As ferramentas de e-mail marketing permitem que você saiba quantas pessoas receberam sua mensagem, quantas abriram e a leram, assim como quantas clicaram nos links e finalizaram alguma ação.
  5. RECONHECIMENTO DE MARCA: Essa também é uma estratégia de divulgação e fortalecimento da sua marca para prospects que estão no processo de decisão de compra.⠀

Papel do e-mail marketing na sua estratégia de marketing

O e-mail marketing pode ajudar a cumprir diversos objetivos. Embora seja mais associado a abordagens promocionais e comerciais, ele pode ir muito além disso.

Quando uma pessoa dá permissão para receber e-mails da sua marca, ela dá acesso a um ambiente pessoal da sua vida, em que poucos podem entrar, e se abre para a conversa. Com isso, você pode conversar de maneira mais pessoal com os seus clientes.

Perceba a grande oportunidade que o e-mail marketing traz.

Se você limitar a estratégia apenas a divulgar e vender produtos, pode perder a chance de se aproximar dos consumidores e criar laços mais fortes com eles.

Alguns papeis que o e-mail marketing pode exercer em sua estratégias são:

  • Estreitar relacionamentos;
  • Promover seus conteúdos;
  • Nutrir e educar seus leads;
  • Vender;
  • Fazer o pós-venda.

Como planejar uma campanha de e-mail marketing?

Tudo começa com um planejamento. Primeiramente, é preciso traçar seus objetivos, a persona, a linha dos conteúdos, os indicadores, entre outros elementos que vamos ver agora.

Objetivos: Defina por que você quer criar uma campanha de e-mail marketing. Você quer vender mais? Criar uma estratégia de nutrição de leads? Qualificar o pós-venda da sua empresa?

Persona: Os conteúdos e a linguagem do e-mail marketing, então, devem ser criados pensando nessa persona. Depois, você pode personalizar esses conteúdos para cada destinatário, mas a persona indica as linhas gerais que eles devem seguir.

Lista de contatos: Para coletar e-mails, você pode inserir formulários no site, criar landing pages e oferecer conteúdos e materiais ricos em troca do contato.

Critérios de segmentação: defina critérios de segmentação para tornar os envios mais relevantes para cada pessoa. Alguns exemplos de segmentação, são: características demográficas, interesses, histórico de interação, etapas do funil…

Conteúdos e/ou ofertas: O conteúdo é a essência do e-mail marketing, é o que engaja, é o que vai fazer você atingir seus objetivos ou não, por isso precisa ser bem pensado no planejamento.

Datas de Envio: Pense nos melhores dias de envio. De acordo com a Campaign Monitor, a terça-feira é o dia com maior taxa de abertura (mas também mais descadastros). Isso pode variar bastante conforme o seu público e área de atuação, por isso é importante fazer testes para saber.

Frequência de Envio: A frequência de envio é determinante para o sucesso do e-mail marketing. Muitos usuários se incomodam com a insistência, mas também não dá para ficar longe por muito tempo. Então, é preciso encontrar esse equilíbrio, especialmente em formatos de envio recorrente, como newsletters e e-mail promocionais.

Análise das Métricas: No planejamento, pense ainda quais métricas de e-mail marketing você vai monitorar para saber se o público gostou do seu conteúdo, se os usuários fizeram o que você queria e se você atingiu seus ,objetivos. Algumas métricas validas são: taxa de entrega, de abertura, de cliques, de descadastros; de conversão, de e-mails que voltaram e Retorno sobre Investimento.

Conclusão

Então, já está na hora de começar a sua estratégia de e-mail marketing!

Você já tem as dicas para dar os primeiros passos com sucesso.

Planeje as campanhas de olho na persona, execute os envios conforme as boas práticas, avalie os resultados e otimize os e-mails para melhorar sempre.

E agora?

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