Marketing de Guerrilha, você conhece essa estratégia?

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Quando falamos em Marketing, precisamos trabalhar com ideias e diferentes maneiras para divulgar nossos serviços ou produtos. Por isso, as estratégias do Marketing de Guerrilha se associam com as ideias do livro.

MAS AFINAL, O QUE É MARKETING DE GUERRILHA?

O termo Marketing de Guerrilha foi criado pelo publicitário americano Jay Conrad Levinson  e foi inspirado pela guerra do Vietnã.

A ideia surgiu quando Jay percebeu que os Vietnamitas, mesmo com baixo poder de fogo, conseguiram utilizar estratégias e táticas baratas para superar seus adversários.

Utilizando essa premissa para o Marketing, a ideia é aumentar o impacto sobre uma determinada ativação sobre um público, mesmo com baixo investimento.

Vivemos em uma economia que enxuga cada vez mais os orçamentos, por esse motivo, faz cada vez mais sentido a premissa do Marketing de Guerrilha, que é fazer mais com menos.

EXEMPLO PRÁTICO

Um exemplo da utilização dessa estratégia foi a disputa da Uber e Lyft no mercado americano.

Dentro da estratégia, a Lyft distribuiu para seus motoristas, bigodes com a cor rosa. A ideia era de diferenciar da UBER e chamar a atenção do público. O resultado foi tão grande que virou até um episódio dos da série os Simpsons.

A ideia era de diferenciar da UBER e chamar a atenção do público. O resultado foi tão grande que virou até um episódio dos da série os Simpsons.

COMO PODEMOS UTILIZAR AÇÕES DO TIPO NO MUNDO DIGITAL?

Aqui poderíamos citar exemplos de ações que chamamos de Virais, essas ações se aplicam a estratégia de marca e ações online. No entanto, alguns cuidados precisam ser tomados:

  • Entenda o que pode ser relevante para que seu tipo de público-alvo compartilhar e identifique quais os canais adequados para direcionar os esforços certos.
  • Aproveite assuntos dos momentos, de forma que interesse ao seu público, muitas empresas utilizam a estreia de séries e filmes para isso, ou mesmo a utilização de memes do momento.
  • Engaje seu público com conteúdo adequado, se existe um interesse por um assunto específico, amplie esse interesse com novos materiais como e-books, Templates e Webinário.

A dica é que você vá além da ação em si, mas colha também benefícios com ela de outras formas, como através da produção de conteúdo contando sua experiência.

Você já experimentou alguma ação desse tipo? Qual foi o Resultado?

E agora?

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