Estratégias de marketing – Conheça 5 Modelos

Existem diferentes tipos de estratégias de marketing às quais uma empresa pode aderir.

A escolha das ações mais adequadas vai depender dos resultados que se pretende alcançar, do orçamento disponível, do tipo de produto ou serviço a ser divulgado, do perfil dos clientes e de vários outros fatores.

Assim, para cada modelo de negócio, diferentes estratégias de marketing são indicadas. pensando nisso, explicamos nesse artigo, 4 tipos de estratégias de marketing mais usadas por empresas de sucesso:

1 – Outbound Marketing

O Outbound Marketing é um tipo de estratégia mais tradicional. É a empresa que vai até os seus clientes de maneira ativa para oferecer seus produtos e serviços.

Dentre os exemplos de estratégia de marketing Outbound mais comuns, podemos citar os anúncios em rádio, TV e veículos impressos. Há também os outdoors e o patrocínio de eventos em que o público é o mesmo que a marca quer atingir.

A principal vantagem do Outbound Marketing talvez seja o maior alcance que as campanhas desse tipo vão ter. No entanto, investir em estratégias tradicionais custa caro, além de ser mais difícil alcançar uma audiência qualificada e que pode, de fato, se interessarem pela proposta da marca.

Quem pratica o outbound marketing precisa prospectar clientes, muitas vezes, por meio de ligações frias, isto é, que não foram solicitadas por quem recebe a chamada.

Para isso, dominar técnicas de vendas é fundamental, conheça algumas delas e quando usar:

2. Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma alternativa ao tipo de estratégia que citamos no tópico anterior. A intenção é fazer com que o cliente venha até a empresa de maneira voluntária.

Também conhecido como marketing de atração, as estratégias de Inbound busca atrair clientes em potencial, nutri-los com conteúdos relevantes e convertê-los em clientes efetivos.

Para isso, utiliza-se estratégias como produção de artigos para o blog da empresa, otimização de busca online (SEO) e publicação de conteúdos nas redes sociais.

3 – Marketing Digital

O Marketing Digital é um tipo de estratégia que se dá por meio de recursos digitais e pela a internet.

As empresas que fazem uso de Marketing Digital sabem que os potenciais clientes utilizam a internet para pesquisar soluções, pedir recomendações e investigar o histórico das marcas.

Logo, se a empresa não se faz presente na internet, ela dificilmente será considerada como opção de compra.

Como exemplos de estratégia de Marketing Digital, podemos citar a criação de um site, a publicação de anúncios em sites parceiros, os links patrocinados, o envio de e-mail marketing e o uso das redes sociais.

4 – Marketing de Relacionamento

No Marketing de Relacionamento, como o próprio nome sugere, o foco está em construir um relacionamento de longo prazo com os clientes a fim de satisfazê-los, fidelizá-los e torná-los promotores da marca.

Com o Marketing de Relacionamento, a empresa consegue se posicionar como autoridade e se diferenciar de seus concorrentes.

Leia também: O que é Marketing de relacionamento e como usar em seu negócio

5 – Endomarketing

Voltadas para o público interno da empresa, o objetivo das ações de endomarketing é aumentar o engajamento, a motivação e a produtividade dos colaboradores e melhorar o clima organizacional.

Como exemplos de estratégias de marketing interno, podemos citar os eventos especiais e as campanhas de gamificação com prêmios relevantes.

E agora?

Bom, agora que você já sabe mais sobre os principais tipos de estratégias de marketing, escolha as que combinam melhor com os objetivos do seu negócio.

Se precisar de ajuda para seu Marketing conte com a NOMADZ

Acesse também o nosso INSTAGRAM

Compartilhe nas redes sociais

Artigos relacionados

As principais plataformas de tráfego pago

Na vasta paisagem do marketing digital, as plataformas de tráfego pago emergem como oceanos de oportunidades para impulsionar a visibilidade e os resultados. Neste mergulho profundo, exploraremos algumas das principais plataformas de tráfego pago que

LEIA MAIS »
× Fale Conosco