EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO – COMO AUMENTAR O RESULTADO DO SEU SITE?

O termo Experiência do Usuário é um conceito utilizado para definir o conjunto de elementos e fatores que determinam a interação e percepção que um usuário tem ao navegar pelo seu Site, Blog, Canal Digital ou Aplicativo.

O termo foi desenvolvido por Donald Norman e não envolve somente aspectos relacionados ao design, mas também, as ações comportamentais significativas na interação do usuário com a ferramenta.

“UX Design é uma abordagem para resolver problemas de forma interdisciplinar, holística e direcionada a um profundo entendimento do comportamento, cognição, capacidades, desejos e contexto humano.”

Como esse é um processo comportamental (que pode variar de pessoa para pessoa), nem sempre é simples entender a percepção do usuário ao utilizar sua plataforma, mas existem alguns mecanismos e técnicas que ajudam bastante.

1. DESIGN VISUAL

Dizem que a primeira impressão é a que fica, por esse motivo, o design é um dos pilares dessa estratégia.

Lembre-se que o site da sua empresa deve refletir a identidade visual da sua marca. Por isso, você precisa se preocupar com a utilização adequada das cores, fontes e layout das imagens.

Aqui na Nomadz, o time de designer costuma sempre tentar refletir ao máximo a marca do cliente dentro do site, a ideia é que seja realmente uma representação digital do seu negócio.

2. USABILIDADE

A usabilidade deve ser utilizada para complementar o design, ou seja, não é só deixar bonito, mas também funcional.

Alguns aspectos que você deve ter atenção para melhorar a usabilidade do seu site é a velocidade de carregamento, Adaptação aos diferentes dispositivos e plataformas (responsividade), além da performance nos buscadores (SEO).

3. ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO

Agora é o momento de organizar adequadamente as informações dentro das páginas. O ponto importante é destacar e direcionar a atenção dos usuários para os pontos certos da página.

Isso pode ser feito com destaques, cores ou botões ao longo do site. A arquitetura da informação deve ser planejada com antecedência para que a organização do site seja feita de forma adequada.

4. FLUXOS DE INTERAÇÃO

Em conjunto com a Arquitetura da Informação, você também deve planejar o caminho que os usuários devem realizar para chegar ao objetivo principal do seu site, seja enviar uma mensagem ou comprar um produto.

A função do fluxo de interação é criar um mapa que ajude seus usuários a localizarem e não se sentirem perdidos para o objetivo final.

5. CONTEÚDO ESTRATÉGICO

Por fim, chegamos ao último pilar, a produção de conteúdo realmente relevante. Lembre-se que a forma como você se comunica é fundamental.
Alguns pontos que deve se atentar estão na linguagem adequada. Entenda como seu público-alvo se comunica e reflita isso em seus textos.
Lembre-se que todos os pilares devem funcionar em conjunto, não adianta um site bonito que não possui conteúdo adequado.

RECOMENDAÇÕES…

A sua estratégia de Experiencia do Usuário é totalmente individual, pois deve refletir exatamente aquilo que seu público-alvo deseja quando está acessando seu site.
Por isso, faça pesquisas com seu público, conheças seus hábitos digitais, desenhe protótipos e faça muitos testes para que o resultado seja um site que realmente encante seus usuários.

E agora?

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