Como Benchmarking pode auxiliar as estratégias do seu negócio?

Dizem que a concorrência é um excelente combustível para inovação, por isso, em um cenário altamente competitivo, as estratégias de marketing precisam se tornar ainda mais relevantes para gerar resultados.

Pensando nesse cenário, entender nossos concorrentes é uma maneira eficiente de analisar competitivamente os cenário e acompanhar as melhores tendências do seu setor.

Essa análise é uma ferramenta conhecida no universo do Marketing Como Benchmarking, com esse estudo, é possível acompanhar tendências e gerar insights valiosos para a sua estratégia.

Se você quer entender um pouco mais dessa poderosa ferramenta, continue a leitura:

O que é benchmarking?

O termo benchmarking pode ser traduzido como “Ponto de Referência” e é uma estratégia de pesquisa minuciosa dos seus competidores para comparativo sobre as principais práticas empresariais, produtos, serviços ou métodos utilizados.

O objetivo principal dessa pesquisa é absorver as características mais relevantes para a gestão do seu negócio.

Principais modalidade de benchmarking

– interno: essa é uma análise das melhores ações e práticas adotadas pela própria empresa e seus respectivos departamentos.

– competitivo: Análise das práticas e estratégias empresariais utilizadas pelos principais concorrentes, com objetivo de aplicação em seu negócio.

cooperação: Modelo estabelecido com a parceria de duas ou mais empresas para compartilhamento de informações que possa beneficiar ambas.

Quais são as vantagens de se fazer benchmarking?
  • Aumenta o “conhecimento” da organização;
  • Aprimorar processos e práticas;
  • Definição de objetivos de forma clara;
  • Maior conhecimento do mercado;
  • Aprender com erros e assertos do “mercado”.
Etapas para implementação

O primeiro passo é a realização de uma análise interna do seu negócio. Entender sua história, persona, objetivos, produtos, serviços…tudo isso será fundamental para desenvolver sua análise comparativa.

Agora é o momento de identificar seus concorrentes, liste todos os principais competidores, segmentando em indiretos ou diretos, a partir dessa filtragem, você consegue avaliar as principais escolhas de cada concorrente.

O terceiro passo é definir os principais métodos e estratégias para captura de informações, isso poderá ser feito por meio das redes sociais, sites, ou mesmo por parcerias.

Por fim, você precisa utilizar bem as informações capturadas para identificar lacunas de desempenho do seu negócio e Implementar ações específicas para o resultado do seu negócio.

E agora?

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