COMO MONTAR MEU PLANEJAMENTO DE REDES SOCIAIS?

PLANEJAMENTO DE REDES SOCIAIS

As Redes Sociais são hoje peças chave para a comunicação de uma boa parcela das empresas, no entanto, são poucas que trabalham com o desenvolvimento de uma estratégia adequada para desenvolvimento de conteúdo e avaliação de Resultados.

Com isso, a maior parte das pessoas acaba não conseguindo atingir o real potencial das mídias para seus negócios.

PLANEJAR PARA QUE?

Como dissemos acima, o planejamento de redes sociais pode ajudar com alcance de resultados, além de ser uma ferramenta de apoio com as suas atividades, pois, um planejamento bem elaborado, deve otimizar seu tempo.

COMO FAZER?

Nós definimos que um bom planejamento de redes sociais deve possuir algumas características básicas:

• ANÁLISE INTERNA:

Seu planejamento deve iniciar com uma profunda análise do negócio, serviços e posicionamento da marca. Faça uma imersão no histórico, missão, visão e valores.

Por fim, você deve definir, com base no posicionamento da empresa, qual será o modelo de comunicação, seguindo uma linha mais formal ou informal.

• ANÁLISE EXTERNA:

Você precisa entender quem é seu público-alvo, como seus concorrentes se posicionam e qual o comportamento do mercado.

Na sua avaliação de público-alvo, não deixe de entender quem são suas personas e como seus clientes costumam enxergar o seu negócio. A análise externa da empresa dever ser realizada de forma ampla para que você consiga entender como sua empresa pode se diferenciar.

• OBJETIVOS, METAS E ESTRATÉGIAS:

Esse é o ponto estratégico do Plano, por isso, é fundamental definir e operacionalizar quais serão os objetivos da empresa (curto e longo prazo), estabelecendo metas claras e realistas, além de avaliar quais serão as estratégias utilizadas para que os resultados sejam alcançados.

• CRONOGRAMA OPERACIONAL:

Chegamos ao ponto de desenvolvimento operacional da estrutura de atuação em redes sociais. Aqui podemos definir valores para investimento e, principalmente, quais serão as postagens utilizadas conforme programação estipulada.

• AVALIAÇÃO DE RESULTADOS:

Por fim, chegou a hora de indicar quais serão as métricas utilizadas para avaliar os resultados da atuação em mídias sociais e como serão realizadas eventuais correções.

Lembre-se que o planejamento deve ser utilizado como base para sua estrutura de conteúdo e sempre procurar ser o mais funcional possível, pensando na condução prática do trabalho operacional.

Marketing de Guerrilha, você conhece essa estratégia?

Se você já leu o Livro “A Arte da Guerra” deve ter percebido que uma série de estratégias de SUN TZU são utilizadas para o mundo corporativo.

Quando falamos em Marketing, sempre precisamos trabalhar com ideias e diferentes maneiras para divulgar nossos serviços ou produtos. Por isso, as estratégias do Marketing de Guerrilha se associam com as ideias do livro.

MAS AFINAL, O QUE É MARKETING DE GUERRILHA?

O termo Marketing de Guerrilha foi criado pelo publicitário americano Jay Conrad Levinson e foi inspirado pela guerra do Vietnã.

A ideia surgiu quando Jay percebeu que os Vietnamitas, mesmo com baixo poder de fogo, conseguiram utilizar estratégias e táticas baratas para superar seus adversários.


Utilizando essa premissa para o Marketing, a ideia é aumentar o impacto sobre uma determinada ativação sobre um público, mesmo com baixo investimento.


Vivemos em uma economia que enxuga cada vez mais os orçamentos, por esse motivo, faz cada vez mais sentido a premissa do Marketing de Guerrilha, que é fazer mais com menos.


EXEMPLO PRÁTICO

Um exemplo da utilização dessa estratégia foi a disputa da Uber e Lyft no mercado americano.

Dentro da estratégia, a Lyft distribuiu para seus motoristas, bigodes com a cor rosa. A ideia era de diferenciar da UBER e chamar a atenção do público. O resultado foi tão grande que virou até um episódio dos da série os Simpsons.



A ideia era de diferenciar da UBER e chamar a atenção do público. O resultado foi tão grande que virou até um episódio dos da série os Simpsons.

COMO PODEMOS UTILIZAR AÇÕES DO TIPO NO MUNDO DIGITAL?


Aqui poderíamos citar exemplos de ações que chamamos de Virais, essas ações se aplicam a estratégia de marca e ações online. No entanto, alguns cuidados precisam ser tomados:


• Entenda o que pode ser relevante para que seu tipo de público-alvo compartilhar e identifique quais os canais adequados para direcionar os esforços certos.


• Aproveite assuntos dos momentos, de forma que interesse ao seu público, muitas empresas utilizam a estreia de séries e filmes para isso, ou mesmo a utilização de memes do momento.


• Engaje seu público com conteúdo adequado, se existe um interesse por um assunto específico, amplie esse interesse com novos materiais como ebooks, templates e webnários.


A dica é que você vá além da ação em si, mas colha também benefícios com ela de outras formas, como através da produção de conteúdo contando sua experiência.

E agora?

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