Storytelling – Como Utilizar essa estratégia para seu Conteúdo?

O Storytelling (narração de histórias) é a habilidade de contar histórias utilizando recursos audiovisuais, além das palavras. A técnica ajuda a promover seu negócio e vender seus serviços de forma indireta, com caráter persuasivo. Sua principal utilização é na TV, marketing e publicidade.

A Arte de Encantar a Audiência

O objetivo de contar uma história é encantar e cativar uma audiência, dessa forma, é importante ter a noção exata dos gostos e características do seu público-alvo para que a mensagem seja a mais personalizada e assertiva possível.

Uma história interessante é a soma de alguns fatores como

  1. Técnicas Narrativas: nesta etapa, são definidos os caminhos conceituais que sustentarão o conteúdo;
  2. Conteúdo Narrativo: parte mais conhecida e explorada do Storytelling, é o que dá vida à técnica;
  3. Fluidez: para uma história ser consistente, ela precisa ser contínua. Não busca ser interruptiva, mas sim criar experiências e momentos que aproximam suas audiências.

É a soma de todos esses fatores que compõe, no Storytelling, uma história capaz de emocionar, entreter e persuadir o seu receptor.

Uma estratégia muito em alta

O storytelling possui um forte apelo emocional, por isso, sua utilização se tornou extremamente comum nos principais meios de comunicação.

Um exemplo recente é a musica lançada pela Cantora Anitta, Girl From Rio, Utilizando técnicas da sua história, para cativar o público com a música. Veja abaixo:

As 4 formas para começar um bom Storytelling nos negócios

Produzir a estratégia de Storytelling é exige uma estrutura narrativa que lhe permite estruturar corretamente sua história. Confira abaixo:

  1. Product Placement: Incluir histórias que sejam relacionadas ao uso de seu produto ou ao propósito da marca.
  2. Narratologia: Desenvolver uma história para explicar o motivo pelo qual a empresa é a solução ou uma referência de mercado.
  3. Personalidade de Marca: Usar arquétipos (modelos mentais) que posicionam a sua marca na cabeça de seus clientes.
  4. Cultura Pop: Absorver as referências da cultura pop para trabalhar e relacioná-las ao seu produto ou empresa.

Como utilizar o Storytelling na produção de conteúdo

Agora que você já entendeu todo o valor que um bom Storytelling pode trazer para o seu negócio, é hora de colocar a mão na massa. Por isso, confira os 4 passos para você criar histórias incríveis.

1. Escolha uma estratégia

Você pode fazer com que o seu conteúdo seja só a história, ou seja, construir uma narrativa, e para isso existem vários métodos.

Alguns dos mais conhecidos são a Jornada do Herói e o Modelo Pixar. Se vai investir na narrativa completa, talvez seja bom estudar um pouco mais sobre esses modelos de sucesso.

Também é possível utilizar ele apenas em uma parte do seu conteúdo assim, para exemplificar o que você está falando ou demonstrar um objetivo, você vai contar uma história – que precisa ter a ver com o tema!

2. Utilize elementos criativos para o Storytelling

O bom de utilizar histórias é que você pode usar o máximo da sua imaginação. Nesse sentido, temos hoje diversas ideias de conteúdo para serem aplicadas na sua estratégia.

A campanha dos pôneis malditos da Nissan é um grande exemplo do uso da imaginação. A marca utilizou de vídeos e construiu uma música para ressaltar as qualidades do carro.

3. Crie um diálogo

Muitas vezes você não vai contar uma história nova, mas vai apresentar uma perspectiva diferente de uma antiga. Por isso, suas narrativas devem levar o usuário a querer dialogar com a sua marca.

Você precisa criar aquele ‘click’ na mente do seu cliente. Desse modo ele será marcado e contará para outras pessoas ou se lembrará dela no momento em que precisar do serviço que você oferece.

Conclusão

Construir uma boa estratégia e produzir um bom conteúdo envolve não apenas pensar em uma boa história, mas em conhecer o seu público e levá-lo por uma jornada.

Portanto, lembre-se que histórias sempre vão envolver o público. Pratique, faça cursos, leia e, o mais importante: não desista.

Como toda estratégia de marketing de conteúdo, o Storytelling também é uma série de tentativa e erro!

E agora?

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